5 dicas para fazer uma boa negociação na compra e venda de um imóvel

Comprar e vender um imóvel pode ser uma grande dor de cabeça para muitos. Vai além do que fixar um preço, é preciso procurar uma imobiliária ou compradores, ter em mente todos os gastos de taxa e saber como conduzir as negociações. Não é fácil, uma vez que tratam de interesses de ambas as partes, mas sempre há dicas para fazer este momento ser mais simples, objetivo e apaziguador.

Na hora de negociar a compra ou venda de um imóvel, tenha em mentes estas 5 dicas:

Assuma a liderança das negociações e a inicie

Existe uma máxima que diz que “quem começa, termina”. Partindo deste princípio, aquele que inicia um processo de negociação por um imóvel tem grandes chances de controlar as suas ações e ter um resultado muito positivo no fim. É comum abrir mão de um ponto ou outro, contudo, quem comanda sempre tem mais chances de ter as suas reivindicações atendidas. Assim, o melhor preço e vantagens quanto aos prazos e taxas podem ser alcançados.

Quanto mais tempo no mercado, mais barato

Há uma condição dentro deste processo que poucas pessoas prestam a atenção devida ou não têm o conhecimento: quanto mais tempo o imóvel estiver disponível para a venda, menos valor comercial ele terá. Ficar encalhado não é nada bom para as negociações, portanto, evite ao máximo estar nesta situação frustrante. Quem vende talvez não irá obter o preço imaginado. Já quem compra pode ser atraído pelos descontos, mas tem que ter atenção a problemas estruturais.

As negociações acontecem por escrito

Para a sua segurança e também de toda a transação de compra e venda do imóvel, todas as negociações devem acontecer por papel. Mesmo que tudo se discuta e pondere através das conversas, ao final, ela tem que ser formalizada em um documento. Não fazer isso é um erro, porque você pode entrar em ciladas e não conseguir sair delas, principalmente se houver arrependimento sobre algum ponto. Esta formalização deve conter todos os pontos de acordo entre as partes.

Cordialidade e relacionamento na hora da negociação

Mesmo que em muitos momentos de uma negociação seja necessário se manter frio a fim de obter melhores resultados, ela somente será profícua se todo o relacionamento tiver como base a cordialidade. Ser combativo faz com que os acordos emperrem, uma vez que ninguém quer ceder. A melhor maneira de desfazer este nó é criando possibilidades para que o outro lado enxergue o seu ponto de vista e faça objeções que propulsionam para frente, que saia da estagnação.

Considere todo o cenário de compra e venda

O processo de negociação não deve ficar em torno somente do valor do imóvel, os custos vão muito além dele e devem ser esperados. O investimento em dinheiro não pode ser somente destinado à compra ou à venda, há ainda diversas taxas e impostos que fazem parte do jogo burocrático. Escritura, custos de cartório e demais documentos geram pagamentos de taxas. Além disso, sempre é necessário um reparo estrutural ou outro, o que também é gasto.

Na hora de comprar ou vender um imóvel, conte com uma imobiliária que entenda você e que queira o melhor para o seu negócio. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

2019-02-12T15:51:05+00:00fevereiro 12th, 2019|RP NEWS, Sem categoria|Comentários desativados em 5 dicas para fazer uma boa negociação na compra e venda de um imóvel
WhatsApp chat