Nas mais diversas áreas de atuação é visível o aumento do número de mulheres, e no setor imobiliário não seria diferente. No último ano, elas já respondiam por mais de 46% da população economicamente ativa no país e existiam mais de 151 mil investidoras na bolsa de valores.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço nas mais diversas áreas de atuação do mercado. A significativa luta por seus direitos, travada há décadas, mostra-se cada vez mais eficiente em seus resultados e garante ao mundo que lugar de mulher é onde ela quiser. E no mercado imobiliário não poderia ser diferente: a presença delas se dá de forma mais forte e efetiva a cada dia que passa. Sucesso é a palavra de ordem que as guia, e além da conquista de seus direitos há uma série de características femininas que impulsionam sua alavancada frente ao setor. E é sobre tudo isso que vamos conversar aqui no Blog da Reis Príncipe hoje! 

Até 1958 apenas homens eram considerados aptos a trabalhar como corretores de imóveis. A abertura do mercado, que deu espaço a imersão das mulheres no setor, permitiu que elas mostrassem todo seu talento e carisma com a profissão e hoje elas representam cerca de 50% do número de corretores em atividade no país – e o cenário se mostra cada vez mais favorável para a atuação feminina. No setor financeiro elas também se mostram mais eficientes a cada dia, somando mais de 150 mil investidoras ativas na Bolsa de Valores. Segundo pesquisas, elas costumam ser mais prudentes  dos que os homens, optando por investimentos de baixo risco. Porém, ainda assim as mulheres costumam ter resultados mais interessantes em mercados de risco, como a Bolsa de Valores, quando comparadas aos homens, por exemplo.

As mulheres apresentam uma maneira diferente de conduzir negócios, e algumas características inerentes à elas auxiliam na hora de alavancar a carreira no setor imobiliário. Alguns afirmam que a paciência, cautela e empatia são alguns fatores que ajudam as mesmas a entender determinadas situações críticas em negociações. Por exemplo: a mulher tem uma visão bem mais detalhista que o homem na hora de decidir pela compra de um novo imóvel. Ou seja, a mulher acaba sendo mais influente na decisão final de compra. Sendo assim, uma corretora acaba saindo na frente, uma vez que ela terá mais facilidade para entender e lidar com as questões levantadas pela compradora. Outro fator de destaque é que as mulheres ganham destaque na hora de aumentar a produtividade através da qualificação profissional. E é claro, vale lembrar que não estamos dizendo que os homens não possuem tais características, porém, em termos estatísticos, são as mulheres que saem na frente com estes pontos. 

Por questões culturais, o público feminino acaba desenvolvendo algumas habilidades que são deixadas de lado pelos homens, como atenção aos detalhes, criatividade, compreensão do contexto, paciência, empatia e capacidade de comunicação. A postura aberta, proativa e sincera com que as mulheres constroem as relações com os clientes as ajudam a conhecer e entender as diferentes realidades com que lidam, e essas são atitudes que só trazem benefícios para as mulheres no mercado imobiliário e ajudam a justificar seu sucesso no ramo. E é preciso lembrar que, além de todos os desafios diários de uma rotina de trabalho, elas têm que lidar com o machismo e o preconceito que ainda são grandes, além das dificuldades de intercalar a vida pessoal com a carreira. 

Não por menos, esse dia é todo dedicado à elas! O sucesso de cada uma veio através de muita luta e cada conquista deve ser aplaudida de pé. Nós da Reis Príncipe estamos aqui para parabenizar cada uma de vocês, mulheres, pelo seu dia!

Gostou?! Compartilhe com a galera e deixe aqui seu comentário! 

Até a próxima!