Fiador, Seguro Fiança ou Título de capitalização: Qual a melhor garantia para locação do seu imóvel?

Você quer procurar um imóvel que faça a sua família se sentir ainda mais confortável? Então, é muito importante você saber qual é a melhor garantia para a locação de imóvel. Vamos te explicar três tipos: fiador, seguro fiança e título de capitalização.

Sua casa ou apartamento está ficando pequeno para o tamanho da sua família? Você quer ir para um lugar melhor? Escolha um imóvel mais agradável e com a garantia de pagamento que é mais vantajosa para você.

Fiador

Esse é o tipo de garantia de aluguel mais procurada pelos moradores. De acordo com o Sindicato de Habitação do Rio de Janeiro (Secovi Rio), 60% dos contratos são assegurados com fiador.

O fiador é uma pessoa que foi indicada por quem quer alugar o imóvel. Ele entra como uma terceira pessoa no contrato e atua como corresponsável pelo pagamento do aluguel e algumas outras responsabilidades presentes no contrato.

É importante lembrar que o fiador não precisa ser um familiar. Normalmente, para ser fiador é necessário possuir um imóvel já quitado na mesma cidade em que a casa ou apartamento será alugado.

O fiador também precisa comprovar uma renda mensal compatível com o valor do aluguel. O lado bom de preferir a fiança é que o inquilino não precisa adiantar valores para o proprietário.

A desvantagem é que, se o pagamento dos aluguéis não for feito pelo locatário ou pelo fiador, um processo judicial pode exigir que o imóvel do fiador seja penhorado.

O dono do imóvel também pode ficar no prejuízo porque, durante o contrato, o fiador pode fazer o que quiser com seus bens materiais, inclusive vender. Neste caso, não teria imóvel para ser penhorado.

Título de capitalização

Atualmente, o título de capitalização é a segunda modalidade mais usada. O locatário deve comprar um título de capitalização durante a assinatura do contrato de aluguel. Esse título ficará vinculado à locação.

Após o término do contrato, se todos os pagamentos tiverem sido feitos em dia, o inquilino poderá resgatar o título com correção.

Poder receber todo o valor que foi aplicado durante os anos que você morou no imóvel é a principal vantagem desse tipo de garantia.

Mas, se os pagamentos não tiverem sido realizados, o dono do imóvel recebe o valor necessário para cobrir o prejuízo que teve.

Seguro fiança

O seguro fiança é a terceira garantia mais utilizada por quem deseja alugar um imóvel. Você pode contratar uma seguradora para se tornar responsável por acertar as contas com o dono do imóvel caso haja inadimplência.

O valor do seguro varia de acordo com cada seguradora. Geralmente, é cobrado de 1 a 2,5% do valor anual do aluguel. Para fazer a locação do imóvel é necessário comprovar renda.

Se essa for a sua opção, você será protegido pelas normas da Lei do Inquilinato. As regras gerais dela foram definidas em 2008 pelo Conselho Nacional de Seguros Privados.

A principal vantagem desse tipo de seguro é que você não precisa ficar pedindo para alguém ser seu fiador.

Quer mais informações? Entre em contato.

2018-11-14T15:14:32+00:00novembro 14th, 2018|RP NEWS|Comentários desativados em Fiador, Seguro Fiança ou Título de capitalização: Qual a melhor garantia para locação do seu imóvel?
WhatsApp chat