Ano novo, vida nova… Você concorda com essa frase? Para o mercado imobiliário ela faz sentido, sim! Algumas mudanças positivas vêm transformando a área e trazendo bons ventos ao mercado para o ano que se inicia. Quer saber o que pode mudar? Descubra quais são as 4 principais tendências da área para este ano de 2020 aqui no blog da Reis Príncipe!

Assim como o mundo em que vivemos, o mercado imobiliário está cada vez mais dinâmico e caminhando de acordo com a situação financeira da população e seus novos hábitos de consumo, tudo isso aliado aos novos estilos de vida da sociedade. O que era uma verdade absoluta ontem, não é mais hoje e muito menos será amanhã. Por isso, se você gosta de estar antenado na economia e pensa em investir ou vender um imóvel, é importante que fique sempre de olho nas tendências imobiliárias para os próximos anos. Confira o que esperar do mercado imobiliário em 2020!

Atendimento ao cliente

O mercado imobiliário mundial está tendo que se adaptar a mudança de comportamento dos consumidores. Com a tecnologia cada dia mais presente em nossas vidas, o atendimento ao cliente também muda. Ele está cada vez mais omnichannel, ou seja, baseado em diversos canais de interação. Assim, o consumidor pode escolher com qual meio de comunicação deseja interagir com a imobiliária: whatsapp, telefone, redes sociais, chats no próprio site e agendamentos onlines através de apps, são alguns exemplos e a Imobiliária Reis Príncipe já trabalha com todos eles! 😉

Captações imobiliárias

As estimativas para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB) traz otimismo entre compradores e investidores, influenciando diretamente as captações imobiliárias. Desde o mês de julho de 2019, seis incorporadoras e construtoras captaram cerca de R$ 3,8 bilhões em novas ofertas de ações para investir em novos projetos comerciais e residenciais. Associada a isso, a queda da Selic tem aumentado ainda mais o interesse no setor!

Busca cada vez maior por qualidade de vida

É cada vez maior o número de pessoas que faz questão de estudar e/ou trabalhar perto de casa. O reflexo no mercado imobiliário é o crescimento de prédios comerciais em áreas tradicionalmente residenciais. Além disso, a busca por qualidade de vida torna os condomínios mais atraentes: eles aliam as vantagens de se morar em uma casa com segurança e praticidade e muitos deles oferecem infraestrutura, incluindo piscina, quadras, salão de festas, academia, brinquedoteca e churrasqueira.

Valorização de imóveis

Com as tentativas de recuperação da economia, há a expectativa de uma valorização de imóveis para 2020 e 2021. O que contribui para esse pensamento é a estimativa da inflação em queda e, por consequência, a redução das taxas de juros. Isso tudo gera maior estabilidade dos preços dos imóveis e um cenário positivo para a área!

 Variedade de ofertas de crédito

Neste ano de 2020 as operações de crédito no mercado imobiliário serão muito mais facilitadas, o que inclui as ofertas de crédito imobiliário. Isso porque, assim como a taxa Selic, outras taxas de juros tendem a diminuir. Dessa forma, tanto consumidores quanto investidores se sentem mais estimulados a comercializar crédito de financiamento. Vale ressaltar que a queda das taxas de financiamento praticadas pelos bancos tem impactado profundamente o poder de compra da população. Recentemente, a Caixa Econômica Federal definiu uma taxa mínima para venda de imóveis. Trata-se de uma TR (taxa referencial) de 7,5% para linhas de financiamento de crédito imobiliário. Isso contribuiu para a estabilidade da inflação e o reaquecimento da economia.

Achou as tendências animadoras? Baixe o app da Reis Príncipe e conte sempre conosco antes das suas tomadas de decisões, a nossa equipe está à disposição para te ajudar!