Sabemos que o mercado imobiliário varia muito com seus índices de compra e venda de imóveis, e por isso, decidimos trazer neste artigo as dicas sobre qual vale mais a pena: comprar ou alugar um imóvel?
A primeira resposta que temos é: depende. Muitas circunstâncias podem pesar na hora da decisão. Então iremos trazer aqui, uma discussão muito comum entre os interessados em dar um passo importante no sonho de comprar um imóvel ou sobre a opção em alugar.

Vamos dividir essa discussão em subtópicos. Assim, você poderá encontrar qual situação é mais próxima da sua realidade e entender melhor qual seria a sua escolha.

É melhor comprar um imóvel financiado ou alugar?

Essa dúvida é muito comum entre pessoas que sonham com a casa própria, mas tem receio do enorme tempo em que se passa pagando as parcelas de um financiamento. É normal no Brasil que esta modalidade de compra, conte com juros abusivos e um longo tempo de pagamento, geralmente gira em torno de 30 e 35 anos.
O mais indicado neste caso, seria optar por aluguel e investir a diferença do valor da parcela para gerar uma renda e futuramente você poder comprar um imóvel novo.
Por exemplo, vamos supor que a parcela de um imóvel financiado seja de R$ 3 mil reais. Então, talvez valha mais a pena procurar um imóvel com valor de aluguel inferior a esta
quantia e investir a diferença.

Assim a longo prazo, você poderá resgatar o dinheiro do investimento e comprar um imóvel novinho em folha, sendo que na opção de financiar você pode se deparar com um imóvel já
usado.

Qual escolher: Comprar quando tenho o dinheiro para pagar a vista ou alugar?

Esta é uma opção um pouco fora da realidade da maioria dos brasileiros, contudo, pode existir. Neste caso vai depender da oportunidade. Caso a valorização do imóvel seja clara, talvez será mais vantajoso a compra, pois um valor de revenda poderá te render uma grande quantia.

O mais indicado é sempre uma boa conversa com corretores de imóveis e imobiliárias, pois estes profissionais são capazes de traduzir para você como está o mercado imobiliário e irão lhe proporcionar a melhor escolha.

Mas lembre-se, todo valor investido tem que ser bem estudado para que sempre seja focado em melhor rentabilidade do seu dinheiro. Talvez o sonho da casa própria possa vir a longo prazo, o que não irá deixar de ser real. O aluguel é, e sempre será, uma ótima forma de você viver enquanto estuda mais o mercado. Observando pela ótica financeira, é muito provável que alugar seja mais vantajoso do que comprar. Claro que, existem inúmeras variáveis que podem deixar a compra mais interessante como a valorização do imóvel por conta da região.
Seja a compra ou aluguel do seu imóvel, conte com a Reis Príncipe. Nossos corretores estão de plantão para atender você! Nosso site conta com imóveis maravilhosos das melhores regiões do Rio de Janeiro. Não deixe de conferir aqui.