O guia da vistoria: o que não pode faltar antes de alugar

Chegou a hora de entregar as chaves do imóvel? Existe uma série de procedimentos que terão que ser cumpridos e é bom estar bem atento para não acabar pagando a mais pelo fim do contrato ou virar refém de armadilhas injustas. Por isso o ideal é conhecer bem as condições antes mesmo de alugar e principalmente ler aquelas letrinhas miúdas do contrato, pois é aí que pode morar o perigo.

A vistoria locatícia é o que vai garantir que o imóvel seja entregue nas mesmas condições de conservação em que lhe foi entregue. Pintura, iluminação, fechaduras, hidráulica, entre outros. A lista de itens que precisa ser revisada nos mínimos detalhes é grande e para não se perder aqui vão algumas dicas.

Antes da vistoria

– Procure visitar o imóvel durante o dia e também à noite, inclusive para conhecer as condições de segurança da rua e arredores.

– Faça um checklist e confira pessoalmente todos os itens, anotando todos os detalhes e observações que devam ser acrescentadas no contrato, se for o caso.

– Procure saber a última vez que o imóvel foi reformado e trocados os sistemas hidráulico e elétrico.

– É sempre importante saber também a idade do prédio e dados como histórico de problemas com encanamento, sobretudo envolvendo o cano “barbará”, que é o principal sistema de escoamento de esgoto do edifício.

– Tente sondar também a taxa de inadimplência do condomínio, pois isso pode influenciar bastante nos valores que você possa vir a pagar no futuro.  

Dentro do imóvel

– Filme ou fotografe defeitos como rachaduras, infiltrações ou vidros quebrados.

– Leve lâmpada para testar bocais e trenas para medir o tamanho real das dependências. Vale reivindicar se a área total do imóvel for menor do que a anunciada.

– Verifique o estado da pintura! Se possível, tente identificar o código e a marca da tinta utilizada nas portas, portais e paredes. Pois você vai precisar utilizá-las na hora se entregar o imóvel.

– Abra todas as torneiras e chuveiros e atente-se para a coloração da água. Se estiver turva, pode ser que a tubulação é velha e precisa de reparos.

– Aquecedor em dia? As normas variam de cidade para cidade, então é preciso verificar com cuidado se o sistema de gás do seu novo imóvel vai te oferecer segurança, principalmente se o aquecedor estiver dentro do banheiro, como em muitos imóveis.

– Não deixe de verificar também o estado das dobradiças, espelhos elétricos, janelas e fechaduras. Se tiver móveis, é fundamental abrir cada parte e gavetas para detectar a presença de cupins.

Lembrando que durante o contrato, todo e qualquer problema com o imóvel deverá ser imediatamente comunicado e a mesma regra se aplica a melhorias feita no imóvel que devem ocorrer somente com a autorização do proprietário.

Para cuidar do seu contrato de locação desde o início até a entrega do imóvel, é fundamental contar com uma imobiliária credenciada pelo próprio mercado como sinônimo de qualidade. Na Reis Príncipe você tem a segurança de morar bem e sem se preocupar com burocracias. Assim sobra mais tempo para você cuidar da sua família.

2018-12-27T21:24:22+00:00dezembro 27th, 2018|RP NEWS|Comentários desativados em O guia da vistoria: o que não pode faltar antes de alugar
WhatsApp chat