Saiba como declarar imóvel no Imposto de Renda

A declaração do Imposto de Renda é uma atividade em que o contribuinte paga anualmente uma parte de sua renda como contribuição para a União.

A declaração deve ser feita com muita atenção pois caso haja incoerências entre o que foi ganho com o que foi declarado, você pode cair na malha fina e isso complica na hora de restituir o Imposto de Renda.

Para declaração de imóvel no Imposto de Renda é necessário informar alguns documentos específicos da construção, lembrando que caso você possua rendimentos acima de R$28.559,70 reais no ano anterior, você deverá declarar o imóvel independente de seu valor.

Através de um programa de computador fornecido pela própria Receita Federal, você deverá preencher sobre seus gastos do ano anterior e caso você tenha dúvidas de como declarar imóvel no Imposto de Renda, leia este artigo.

Onde informo o imóvel no Imposto de Renda?

As regras para a declaração do imóvel não se diferenciam caso seja um imóvel residencial ou comercial. Ambos deverão ser declarados independentemente do valor total da construção.

Para declaração de imóveis dentro do programa da Receita Federal, o declarante deverá ir até a ficha de Bens e Direitos.

A ficha de Bens e Direitos foi criada para que o declarante insira os dados de imóveis, carros, contas bancárias, entre outros bens e direitos que estão em seu nome.

Ficha de Bens e Direitos

Na ficha de “Bens e Direitos” do programa de declaração do Imposto de Renda é necessário que o usuário se atente a preencher todos os campos disponíveis com as informações corretas sobre o imóvel.

Por exemplo, no campo “Discriminação” é necessário que o declarante preencha com o máximo de informações possíveis sobre o imóvel como suas características se é apartamento ou casa, a data em que foi comprado, informações sobre o vendedor e de quem comprou como o nome, razão social da empresa, CPF e CNPJ, e claro, o valor que foi pago no imóvel.

Caso a compra esteja sendo feita através de financiamento, insira também dados sobre o banco ou sobre o uso de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Em situações de financiamentos, não é necessário que haja a inclusão do valor total de compra do imóvel, o declarante deverá se atentar em inserir apenas o valor que foi pago no ano vigente da declaração.

Como declarar imóvel em caso de Aluguel?

Devemos frisar que quem recebe e paga aluguel deve declarar no Imposto de Renda nos casos em que o aluguel é feito entre pessoas físicas. Este tipo de locação costuma ser arriscado pelo fato de não haver a presença de imobiliária na transação.

Indicamos que o aluguel sempre seja feito através de imobiliária. Se você é locador e alugou seu imóvel, deverá declarar o valor que foi recebido através do aluguel na aba “Rendimentos Recebidos por Pessoa Física” lá o declarante deverá inserir os valores que foram recebidos informando também quem foi o pagador e seu CPF.

Para quem foi locatário, ou seja, inquilino, e realizou o aluguel de um imóvel no último ano deverá inserir o valor pago dos aluguéis apenas para informar que foi pago ao locador, lembrando que a despesa de aluguel não é dedutível.

Quais as novidades na declaração de imóveis no Imposto de Renda?

Para o que vemos em novidades é que a partir da declaração de 2019 há a necessidade de preenchimento obrigatório de campos como: A Inscrição Municipal, área, matrícula, endereço e em que cartório foi registrado o bem.

Todos esses campos estão na ficha de Bens e Direitos citadas acima. Através dessas novas obrigatoriedades, a Receita Federal irá possuir informações mais precisas sobre sua declaração e como consequência, tornar mais fácil o rastreamento ou a omissão de bens.

Outro quesito interessante, é que a Receita Federal implementou meios de que após 24 horas da entrega do Imposto de Renda a própria Receita informará ao declarante se há algum dado incoerente na declaração o que torna mais ágil consertar informações o mais breve possível.

Agora que você está por dentro de como declarar imóvel no Imposto de Renda que tal conferir no site da Imobiliária Reis Príncipe os imóveis disponíveis? Seja locador ou locatário, escolha a Reis Príncipe para você!

 

2019-04-18T14:50:10+00:00abril 18th, 2019|RP NEWS|Comentários desativados em Saiba como declarar imóvel no Imposto de Renda
WhatsApp chat